Quarto Caminho

Fundamentos

quarto_caminhoQuarto Caminho é o nome dado ao corpo de conhecimentos, ideias e técnicas desenvolvidas por Gurdjieff e seus alunos. Nos links abaixo estão apresentadas informações mais detalhadas sobre os fundamentos dessa escola.

George Ivanovich Gurdjieff

gurdjieff

Gurdjieff (1866-1949) nasceu na fronteira da Armênia, em Alexandropol. É o fundador do Quarto Caminho, uma escola que visa despertar seus alunos para uma nova perspectiva de si mesmo e da realidade. Uma das frases mais famosas atribuídas a ele e que sintetiza suas ideias é: “O homem vive sua vida no sono, e no sono ele morre.” Talvez a herança mais importante da Escola de Gurdjieff tenha sido o fato que, essa ideia básica de que o homem está adormecido acabou por ser incorporada nas massas e passou a ser praticamente de domínio público. É importante frisar que essa idéia em si não é nova, mas, ela parece ter sido incorporada depois do trabalho de Gurdjieff e seus discípulos. O corpo de conhecimento de Gurdjieff consiste em uma das tentativas mais importantes, que surgiu ao longo da humanidade, de promover um crescimento genuíno do ser humano. Por ser extremamente direto, prático e objetivo, ele oferece pouco espaço seja para condescendência com o estado de adormecimento ou ilusões e fantasias acerca de um falso crescimento.

Sugestão de Livros:

Biografias sugeridas

Outros

Bibliografia adicional

  • Girard Haven

-Encontro com o Milagroso

  • Boris Mouravieff

Gnosis: Exoteric Cycle (Book 1)

Gnosis: The Mesoteric Cycle (Book 2)

-Gnosis: The Esoteric Cycle (Book 3)

  • Rodney Collins

La Teoria de la Vida Eterna

-The theory of celestial influence

-Theory of conscius harmony

  • Colin Wilson

La guerra contra el sueno

-Kathleen Riordan Speeth

-O Trabalho de Gurdjieff

  • Joyce Collin-Smith

Não chame ninguém de mestre

  • R. Lefort

-Os Mestres de Gurdjieff

  • R. E. Burton

El recuerdo de si

  • James Moore

The Enneagram: a developmental study

  • Laleh Bakhtiar

The sufi enneagram interview

  • Basarab Nicolescu

Gurdjieff’s Philosophy of Nature

E. J. Gold

gold

Nascido em 1941 nos EUA, Gold tem se dedicado à pintura, música e literatura. Vive numa comunidade em Nevada que busca aprofundar as ideias de Gurdjieff e do Quarto Caminho. É autor de alguns livros importantes sobre o assunto, tais como os sugeridos abaixo.

Sugestão de Livros

  • The Human Biological Machine as a Transformational Apparatus
  • Vida no Labirinto
  • The Seven Bodies of Man
  • Visions in the Stone
  • Livro Americano dos Mortos

Thomas de Hartmann

hartman

Hartmann (1885-1956) foi um compositor russo e importante aluno de Gurdjieff. Ele já era um compositor aclamado quando conheceu Gurdjieff em São Petersburgo em 1916. Ele transcreveu e foi colaborador de muitas das músicas que Gurdjieff desenvolveu para sua prática de Movimentos.

C. Stanley Nott

nott

C. S. Nott (1887-1978) encontrou Gurdjieff e Orage em Nova Iorque pela primeira vez em 1923. Na Prieuré, Nott trabalhou intensamente por longo período de tempo com Gurdjieff. Foi muito próximo a Orage, Hartmann e posteriormente a Ouspensky. Traduziu para a lingua inglesa o livro Conferência dos Pássaros, do poeta sufi Faradudin Attar.

Sugestão de Livros:

  • Teachings of Gurdjieff: The Journal of a Pupil (1961)
  • Further Teachings of Gurdjieff: Journey Through This World (1969)

Jeanne de Salzmann

j_salzman

J. Salzmann (1889-1990) estudou piano, composição e regência em Genebra. Dançarina e professora de movimentos rítimicos foi aluna de Emile-Jaques Dalcroze que havia aberto um avançado instituto devotado à música, dança e teatro na Alemanha em 1912. Tendo sido apresentada a Gurdieff, juntamente com seu marido, em 1919 por Thomas de Hartmann, Madame de Salzmann estudou com Gurdjieff por 30 anos. Após a morte de Gurdjieff, ela assumiu a responsabilidade principal em dar continuidade ao Trabalho.

Alfred R. Orage

orage

Alfred R. Orage (1873-1934) foi um importante aluno de Gurdjieff. Encontrou Ouspensky em 1914 e Gurdjieff em 1922, quando abandonou sua vida intelectual em Londres para estudar na Prieuré. Em Janeiro de 1924, Orage foi a Nova Iorque ajudar Gurdjieff em sua primeira visita à America, onde depois introduziu e passou a supervisionar o Trabalho.

Sugestão de Livros

  • On Love
  • Readers and Writers (1922)
  • The Active Mind: Adventures in Awareness (1930)
  • Essays and Aphorisms (1954)
  • On Love & Psychological Exercises (1998)
  • Orage’s Commentary on ‘Beelzebub’

Maurice Nicoll

nicoll

M. Nicoll (1884-1953) estudou medicina em Cambridge e psicologia em Paris e Zurique, com C. G. Jung. Em 1921, Nicoll já era um importante líder junguiano quando encontrou P. D. Ouspensky. No ano seguinte ele foi à Prieuré estudar diretamente com Gurdjieff. Mais tarde retomou sua prática psiquiátrica em Londres e estudou com Ouspensky até 1931.

Sugestão de Livros

John G. Bennett

bennett

J. G. Bennett (1897-1974) foi um matemático e cientista inglês, e encontrou Gurdjieff em Istambul em 1921. Ele ajudou a coordenar o Trabalho na Inglaterra depois da chegada de Gurdjieff em Paris.

Sugestão de Livros:

P. D. Ouspensky

ouspenski1

Ouspensky (1878-1947) foi um filósofo russo que conheceu Gurdjieff em Moscou em 1915. Escritor conceituado, foi um dos responsáveis pela disseminação das ideias sobre o Quarto Caminho.

Sugestão de Livros:

A ginástica rítmica de Emile-Jaques Dalcroze

dalcroze

Dalcroze (1865-1950) foi músico e professor de música, e desenvolveu um método para ensinar música através de movimentos. Uma de suas alunas foi Jeanne de Salzmann que, após ter aderido aos grupos de Gurdjieff, incorporou seu conhecimento adquirido junto a Dalcroze na técnica dos Movimentos Gurdjieffianos.

Links externos